Olá Férias Maníacos! Fiz um resumão dos meus 3 dias em Cartagena das Índias, vem ver!
Resumão: Cartagena
Voo
Bem, eu sai de Curitiba num voo da Latam no dia 05/03/17, ficamos algumas horinhas no aeroporto de Guarulhos e partimos em um voo para Bogotá, também da Latam.
O avião era bem bom, comida boa e TVzinha, porém estava um frio do djanho. Não havia cobertorzinho que servisse. Vinha vento até debaixo do banco. Estava difícil de aguentar.
Falando em frio, Bogotá é bem gelada. Acho que estava uns 15ºC quando chegamos lá.
Ah, de Guarulhos até Bogotá levou umas 6 horas e de Bogotá para Cartagena levou umas 2 horas.
Cartagena
Nós chegamos em Cartagena e já tivemos problemas com a moeda local: COP (pesos colombianos). Precisávamos trocar dinheiro para pegar o táxi para o hotel e tinha um câmbio no aeroporto, esse câmbio tira grana de muita gente, certeza. Digo isso porque tinha uma informação falando que 1 dólar estava 1.800 COPs sem mais nenhuma outra informação. Aí pensamos: “Nossa! Ninguém está conseguindo esse valor, no máximo 1.750… blá blá blá”. Aí é que vem a pegadinha: era o preço de compra e não o de venda e a tiazinha não disse nada. Só depois que pegamos os dinheirinhos que vimos que tinha algo errado: o de venda estava 1.300 COPs. Imagina o desespero na hora hahaha. Mas no fim deu tudo certo, conseguimos pegar o dinheiro de volta e ficar só com o suficiente para a janta e para o táxi.
Taxi
Táxi é barato lá, mas é bom fazer um seguro de vida antes hahaha. Os caras são muito maluco. O cara que levou a gente até o hotel rampou numa aglomeração de areia, andava super rápido buzinando para Deus e o mundo numa via que era 40 e o pior é que o velocímetro do cara nem funcionava! Haha
Chagando no hotel pagamos o taxista e de novo fizemos cagada com a moeda local: ao invés de darmos 5 mil pesos demos 50 mil pesos. Depois disso aprendemos a mexer com o COP.
Nós ficamos no hotel Hampton by Hilton em Bocagrande. Era bem bom e confortável.
Vamos para o primeiro dia!
Nós tomamos café e partimos andando para a cidade amuralhada. Eram uns 2 km de caminhada. Ok, sabíamos que íamos andar o dia todo então estava tudo preparado.
No fim do dia, no fim das contas, nós andamos 22 km. #podres
Nós andamos por aquele labirinto de casinhas, tomamos sorvete (paleta), descobrimos a cerveja/chop Club Colombia, descobrimos como os vendedores de rua são irritantes quase tipo os do Paraguai, andamos em cima da muralha e por fim tomamos uns drinks no Café Del Mar onde vimos o pôr do Sol.
Outra coisa que fizemos foi aproveitar o ar condicionado das lojas haha. Lá é muito quente e úmido e ainda dependendo do lugar não tem vento. O que passei de frio em Bogotá e no avião, aqui já passei calor.
O artesanato de lá é maravilhoso, queria comprar a loja toda. São variados objetos em madeira, com trigo pintado um a um e super colorido, alegre e ao mesmo tempo chique.

Foto: Karen Peressuti / Férias pra Ontem
Já no nosso segundo dia
Estávamos mortos de andar, conversamos com uns taxistas (carro branco) que ficam em frente aos hotéis sobre fazer um city tour e ir para lugares um pouco mais longes como Castelo de San Felipe e o convento de Las Popas.
Foi um passeio muito bem pago, de verdade. Andamos com ar condicionado, os taxistas sabiam muito da história local e foram nos explicando tudinho. E além de que os táxis brancos não são malucos como os amarelos.
No terceiro dia
Tínhamos que fazer check-out ao meio dia então só deixamos as malas no hotel e fomos no shopping de Bocagrande conhecer e almoçar.
Nosso voo para San Andrés era a noite e passava para Bogotá e só depois ia para a Ilha. E novamente em Bogotá estava frio pra caramba: 13ºC.
No aeroporto de Bogotá tem Dunkin’ Donuts. Eu nem acreditei faziam 8 anos que eu não comia um donuts de verdade!

Foto: Karen Peressuti / Férias pra Ontem
Obs.: Bogotá, Cartagena e San Andrés estavam duas horas para trás de Curitiba (Brasilia), no horário de verão ficam 3 horas de diferença.
Obs.: Aqui tem o detalhe sobre os gastos em Cartagena.
Dicas:
- Prefira pegar os táxis brancos;
- Fique hospedado dentro ou perto da cidade amuralhada;
- Se você for também para San Andrés, prefira ir para Cartagena e depois para lá;
- Prefira também comprar as lembranças em Cartagena, são muito mais bonitas;
- Coma as paletas;
- Aguá e protetor solar são essências.
O que eu mais gostei:
- A história da cidade;
- Flores nas sacadas;
- Casas coloridas;
O que menos gostei:
- O nosso hotel era muito bom, mas sempre tinha que ficar pegando táxi para ficar indo nos lugares, me arrependi um pouco disso;
- Os taxistas são malucos e o transito é maluco;
Deixe aqui a sua pergunta sobre Cartagena, que quando eu escrever mais detalhadamente já aproveito para responder seu item.
Post relacionado:
- Quantos dias ficar em Cartagena?
- Quanto custa viajar para Cartagena
- O que fazer em Cartagena
Amo esse lugar <3
É muito lindo!
Me conte você voltaria para esta cidade? Uma pergunta que todos se questionam quando estão programando
a viagem é quantos dias ficar. O que você recomenda?
Oi!!! Não tenho muita vontade de voltar para onde já fui… Exceto NY e San Andrés hehe…
Eu acredito que 3 dias, 2 noites, sejam suficiente! E vc, voltaria?
Um dia espero poder conhecer lá!!! Amo esse estilo de cidade toda decorada e colorida!!!!
É realmente muito linda! Além do vento delicioso que bate em cima da muralha…
Quantos dias você acha ideal para ficar em Cartagena?
Oii!!! Acredito que 2 noites são suficientes!
Olá!! Obrigada por compartilhar sua experiência ❤️. Gostaria de saber como se programou com as passagens de Curitiba pra Cartagena em seguida SAN andres. Quero fazer vitória pra Cartagena uns 2 dias e depois SAN andres
Olá Thaissa! Eu comprei pela Decolar e coloquei como multiplus destinos. Aí coloquei saindo de Curitiba no dia 5 para Cartagena, saindo dia 8 de Cartagena indo para San Andrés, saindo de San Andrés dia 16 e voltando para Curitiba. Espero ter respondido sua pergunta! 😉
Pingback: O que fazer em Cartagena | Férias pra Ontem
Pingback: Quanto custa: Cartagena | Férias pra Ontem