Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Olá Férias Maniacos! Vocês viram várias publicações minhas no Facebook e no Instagram referente ao Festival Folclórico e de Etnias do Paraná. Então hoje eu vou contar o que ele é, a sua historia, a minha historia com ele e como foi o espetáculo que assisti.

Sobre o Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Entre os dias 2 e 13 de julho, foi realizado o 56º Festival Folclórico de Etnias do Paraná, no Teatro Guaíra. O evento é uma iniciativa da Associação Inter-Étnica do Paraná (AINTEPAR), que existe desde 1974 com o objetivo de preservar as tradições dos povos imigrantes através de grupos folclóricos. Ao longo de quase duas semanas, o público pode apreciar músicas e danças típicas e conhecer melhor a cultura dos povos que ajudaram a formar o estado do Paraná. Os 16 grupos participantes representam 11 etnias e, segundo a organização do festival, a média de público é de aproximadamente 30 mil pessoas.

Minha história no Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Como já falei por aqui, dancei por vários anos em um grupo associado da AINTEPAR, o Grupo Ítalo. Durante todos esses anos que participei, uma vez por ano eu dançava no Teatro Guaíra. Dançar lá é uma das coisas mais incríveis que já fiz na vida.

Teatro Guaíra
Foto: Reprodução / CreativeCommons

Nós fazíamos o ensaio de palco lá, e víamos aquele teatro inteiro vazio. Depois é aquela ansiedade e frio na barriga na hora de se arrumar (colocar o traje e se maquiar). Alguns minutinhos antes de finalmente abrir as cortinas todos se reuniam no palco rezávamos, falavam algumas palavras de sorte (eu quase sempre chorava) e o um dos presidentes do grupo ia para o microfone anunciar o inicio com uma frase e intonação que até hoje eu sinto frio na barriga quando escuto: “Com vocês o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade!“.

A primeira olhada na plateia para ver se está lotada é muito boa, mas você não consegue ver direito por ser escuro e temos que prestar atenção na dança e não na plateia. hehe A partir daí vem as danças, as correrias na coxias, as trocas de trajes, mais nervosismos… e no fim quando as cortinas se fechavam, todos se unem de volta no palco e gritam: “HEY HEY HEY ÍTALO!

Eu tenho que fazer isso de novo na minha vida. A sensação que se tem de ansiedade, mas que tudo vai dar certo, a sensação que tem um monte de gente na plateia só para assistir você e a sensação de ter um imenso orgulho do que se faz é muito boa. Não é querer me gabar, mas eu dançava bem! haha Sempre temos coisas a melhorar, mas agora mesmo estou assistindo o DVD da minha ultima apresentação no Guaíra e estou sentindo muito orgulho.

Espetáculo que assisti

É claro que fui assistir ao espetáculo do Grupo Ítalo né?! A apresentação foi no dia 11/07 às 20:30 no Teatro Guaíra.

Grupo Ítalo - Festival Folclórico de Etnias do Paraná
Grupo Ítalo – Festival Folclórico de Etnias do Paraná

Eu estava atrasada, tudo errada, pedi para meu pais segurarem um lugar pra mim e eles seguraram na plateia e não no 1º balcão, que é bem melhor de assistir uma dança, mas ainda assim, a hora que sentei na minha poltroninha, o componente que estava apresentando o grupo no microfone disse a frase de arrepiar os pelos: “Com vocês o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade!”.

O que eu posso dizer do show deles? Vou puxar sardinha, certeza haha. Então vou deixar vocês tirarem as conclusões de vocês com essas fotos:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todas as fotos são do fotografo: Brunno Covello. Para mais fotos procure pela hashtag #folclorize no Instagram.

Parabéns a todos os grupos e pessoas envolvidas, pois acredito que nem todos saibam que fazer um espetáculo desse tamanho dá um trabalho gigantesco e um dos poucos retornos que temos é a gratidão e orgulho de uma plateia completamente lotada.


Dicas:

  • Se você gosta de danças e coreografias fique no 1º balcão ou no fim da plateia, é onde você consegue ver todas as evoluções da dança e que normalmente foi pensada especialmente para ser vista de cima.
  • Se você está indo para ver alguém dançar e não liga muito para as coreografias assista na primeira metade da plateia.
  • Ao fim do espetáculo os dançarinos e toda a equipe saem para encontrar seus convidados e familiares. Caso queira parabenizá-los, essa é a hora.

O que eu gostei:

  • Eu adoro o frio na barriga e a imersão de cultura que esse festival traz.

O que eu não gostei:

  • Já faz uns 2 anos que os ingressos são vendidos pelo Disk-Ingressos e o preço foi lá nas alturas: R$50,00 sendo que antes era uns R$25,00 ou ate menos.

 

Espero que um dia vocês também tenham a oportunidade de prestigiar esse festival.

 

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto + 5% no boleto

Sabia que ter um Seguro Viagem é obrigatório para viajar a Europa? Além de ser altamente recomendado nas viagens ao exterior. Faça sua cotação com a SegurosPromo e identifique o seguro que mais se encaixa ao seu roteiro. Os Férias Maníacos tem um desconto de 5% na hora de pagar apresentando o código promocional: FERIASPRAONTEM5. E se pagar no boleto, tem mais 5%. Viu, não tem desculpa para não fazer um.

HOSPEDAGEM

O nosso parceiro Booking é um dos maiores e melhores sites de reserva de hotelaria no mundo. Por lá, você encontra todos os tipos de hospedagem em todos os lugares, podendo aplicar filtros que mais se enquadrem ao seu estilo. Corre lá encontrar o hotel dos seus sonhos!

TICKETS

Quando o assunto é compras na internet, sempre temos receio em saber se o site é confiável ou não. Imagina juntar compras na internet com aquela tão sonhada viagem, ninguém quer passar pelos famosos perrengues, não é mesmo? Eu indico para vocês duas empresas sérias na venda de tickets: A TourOn que é brasileira e então você não pagará IOF pela transação e a GetYourGuide onde você consegue os ingressos em diversos lugares do mundo sem precisar enfrentar fila na atração.

ALUGUEL DE CARRO

Dependendo do estilo da sua viagem, o aluguel de um carro pode ser essencial. Para isso, é só você realizar a reserva do carro pelo site da RentCars.com. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

VIAJE COM INTERNET NO SEU CELULAR

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado à internet. Ter aquele GoogleMaps na hora que estamos perdidos é um baita conforto.


Redes:

 Facebook: @feriaspraontemm  Instagram: @ferias_praontem  Linkedin: Férias pra Ontem  Pinterest: Férias pra Ontem  YouTube: Férias Pra Ontem


Férias pra OntemFAÇA SUA RESERVA ATRAVÉS DOS SERVIÇOS PARCEIROS DO BLOG!
Assim você nos ajuda a criar um conteúdo cada vez melhor,
pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS
POR ISSO e continua acessando o blog gratuitamente! 

Reserve o seu hotel com o Booking
Alugue um carro com a Rentcars.com
Reserve seus passeios com a TourOn
Tenha internet no exterior com a EasySim4u
Compre seus ingressos com a GetYourGuide
Tenha um seguro viagem com a Segurospromo
Entre em contato com a agencia de viagens CiaTour
 

2 comentários em “Festival Folclórico de Etnias do Paraná

  1. Nossa Ká realmente esse festival deve ser sensacional! Quem sabe ano que vem me organizo e vou conhecer 😉 Adoro manifestações folclóricas, acho que esse tipo de evento tem uma importância muito grande na nossa cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.