Respondendo as principais duvidas sobre Cruzeiros

Olá Férias Maníacos! Hoje eu trago um post recheado de dicas e respostas sobre as principais dúvidas sobre os majestosos cruzeiros. Esse post foi feito em parceria com a queridíssima Vilani Oliveira, da agencia Cia Tour Viagens. Agencia que já foi premiada diversas vezes como a melhor da região Sul do Brasil em vendas de cruzeiros MSC. 

Rastro - Cruzeiro

Foto: Karen Peressuti / Férias pra Ontem

Como vocês podem conferir no post Cruzeiro MSC Magnifica, eu já fiz um cruzeiro da MSC por 7 dias. Foi muito legal, algo realmente diferente!

Mas vamos as respostas para as duvidas:

1. Horário de embarque/check-in

No voucher do cruzeiro consta o horário de apresentação para embarque, bem como o horário de partida do navio (o momento em que o navio entra em movimento).  O check-in é feito, normalmente, próximo ao meio dia e o hóspede já pode acessar sua cabine e almoçar a bordo.


2. Documentação necessária para embarque

Nos cruzeiros nacionais, RG, Carteira de Habilitação ou passaporte válido.
Nos países participantes do Mercosul, RG com menos de 10 anos de emissão ou passaporte válido.
Para a Europa: passaporte válido.
Para Estados Unidos: passaporte válido e visto americano.
Para demais destinos podem haver exigência de vistos.


3. Estacionamento em Santos

Vilani:

A MSC tem convênio com o estacionamento do porto de Santos (Concais) e o passageiro pode adquirir antecipadamente esse serviço e parcelar junto com a reserva da cabine.

Também há vários estacionamentos próximos ao porto, com diárias em torno de R$ 45,00 por veículo.

A Ciatour Viagens tem parceria para transfer em ônibus para o porto de Santos, com saídas garantidas, independentemente do número de passageiros. Os ônibus têm permissão para entrar no porto, o que é um conforto para o passageiro.  Isso tudo ainda com acompanhamento de guia, serviço de bordo (água e refrigerante) e café da manhã incluídos.  Os ônibus contam com descansa pernas, manta e travesseiros, ar condicionado, DVD, 2 motoristas. O valor por pessoa, ida e volta sai R$ 290,00 por pessoa.

Karen:

Quando eu fui, achei o transfer muito confortável mesmo. Não só pelos itens citados, mas por nos pegar na porta da agencia, depois nos deixar na porta do check-in do porto e o mesmo ocorreu na volta. Isso ainda além de que a Vilani foi junto conosco na viagem.


4. Pacotes de bebidas 

No caso da MSC, há vários pacotes de bebidas disponibilizados para compra antecipada, podendo ser parcelados junto com a reserva da cabine. Se preferir, pode deixar para adquirir a bordo, porém há um acréscimo de aproximadamente 15% (taxa de serviço cobrada pela armadora).

Hoje em dia as bebidas são inseridas pela agencia no sistema da armadora e as bebidas adquiridas são relacionadas no voucher do cruzeiro, garantindo a tranquilidade do hóspede.

As demais armadoras não costumam disponibilizar bebidas para compra antecipada.

Piña Colada - Cruzeiro


5. O que é pago e de livre acesso no navio

Bebidas: há algumas promoções onde as bebidas já estão incluídas na tarifa do cruzeiro, mas, em geral, máquina de água, gelo, café, leite e chá ficam disponíveis o dia todo. Demais bebidas são pagas à parte.  Durante o café da manhã, há sucos e iogurtes, também.

Alimentação: estão incluídas todas as refeições. Os restaurantes ficam abertos 20 horas por dia.

Serviços de spa, cabeleireiros, pista de boliche, simulador de fórmula 1, cinema 4D, por exemplo, são cobrados à parte.

Academia, shows nos bares, piscina, festas temáticas, discoteca e teatro têm acesso livre.

Todos os cruzeiros incluem a noite do comandante. Essa é uma noite especial, onde normalmente é servido um coquetel e até Champagne. É o dia onde se vestem roupas de gala. O comandante fica em um local público para cumprimentar e tirar fotos com os passageiros interessados.


6. Passeios e excursões: fazer por conta é arriscado?

Adquirindo as excursões com a armadora você tem desembarque prioritário do navio, acompanhamento de guia, transporte compatível com o número de pessoas disponibilizado dentro do porto e garantia de retorno dentro do horário previsto para a partida do navio.   Os inconvenientes de contratação por conta seriam a perda de tempo até conseguir identificar e negociar com um prestador, a qualidade do serviço e veículo utilizado para o passeio e a total falta de garantia no caso de algum imprevisto (problemas com o veículo, por exemplo).  Tem que se levar em conta que o tempo de parada em cada cidade é bem curto e a otimização do tempo é uma grande vantagem!

Punta Del Este

Punta del Este – Foto: Karen Peressuti / Férias pra Ontem


7. Embarque e desembarque nas paradas

Algumas cidades possuem porto e outras não. Onde não há porto (como Búzios, Ilhabela, Balneário Camboriú, por exemplo), são usados os tenders para acesso à terra (são embarcações de fibra, com capacidade para 150 passageiros, em média). Esses tenders fazem o trajeto de ida e volta durante o dia todo, sendo possível passear por um tempo e retornar para almoçar no navio e retornar à terra novamente. Independente do navio estar aportado, toda a programação a bordo continua acontecendo.

Os desembarques são organizados através da distribuição de senhas. Como os grandes transatlânticos têm capacidade entre 3 e 4 mil passageiros, há necessidade desse planejamento.


8. Compras no navio

Vilani:

As lojas a bordo são livres de impostos (Duty Free). Pode-se encontrar marcas famosas de relógios, joias, perfumes, roupas, bem como cosméticos, chocolates e bebidas.

Em alguns dias, são feitas promoções, que propiciam compras com valores muito interessantes.

Karen:

Eu comprei meus óculos de sol da Vogue pela metade do preço nos últimos dias no navio.


9. Horário do jantar e do show

Os shows no teatro acontecem todas as noites em 2 horários distintos. Assim como, o jantar à francesa. O hóspede tem uma mesa reservada para todas as noites do cruzeiro e pode escolher, no momento da reserva, se prefere ir primeiro ao show e depois jantar ou vice-versa.

Obs.: as duas apresentações dos shows são exatamente iguais, em ambos os horários.

Teatro - Cruzeiro

Teatro – Foto: Karen Peressuti / Férias pra Ontem


10. Se vou em grupo, como faço para as acomodações ficarem próximas e os horários de jantar e show coincidirem? 

Esse é um trabalho feito pela agência de viagens que reserva a sua cabine. Ela pode ajudá-lo na escolha de localização e também solicitar que as mesas para o jantar fiquem juntas.


11. Shows

Os shows são ao estilo Broadway: sendo musicais, shows de circo (ao estilo Circo de Soleil), humorismo, tributos a grandes astros da música, etc. O figurino, a iluminação, a sonorização, tudo é impecável! Um programa realmente imperdível.


12. Festas

Existem diversas festas dentro dos navios. As festas são anunciadas nos jornais e também pelos animadores em diversas partes do navio.

Algumas dessas festas são: festa do branco, anos 70 e 80, discoteca com a presença de DJs, festa na piscina, festa de gala, música ao vivo nos bares e ao ar livre, etc.


13. Roupas

Aqui no Brasil, a maioria dos Cruzeiros acontece no período de verão. Então devido a piscina, sol e calor sugiro que você leve roupas adequadas a isso. Pense também que você vai passear em algumas cidades então você vai precisar de algo confortável. Além ainda das festas que citamos acima.


14. Horário de desembarque/check-out

Em seu voucher constará o horário em que o navio chegará ao seu destino final. Depois de aportado, as autoridades farão vários procedimentos até liberarem o desembarque dos hóspedes. Podemos considerar que o desembarque terá início após aproximadamente 3 horas após a chegada do navio. Da mesma forma como é feito o embarque, a armadora organiza o procedimento, para que tudo seja feito da forma mais ordenada possível.


15. Seguro Viagem

Junto com a reserva da cabine você pode optar por incluir um seguro viagem. Ele cobre despesas médicas, odontológicas e farmacêuticas, bem como possíveis danos à bagagem. Algumas seguradoras incluem uma cláusula com cobertura de multas por cancelamento da viagem por parte do hóspede (muito interessante, principalmente para aqueles que adquirem a viagem com bastante antecedência e obviamente não conseguem prever eventos futuros).


16. Formas de pagamento

A maioria das armadoras parcelam o cruzeiro em até 10X sem juros, no cartão de crédito.


MSC Magnifica

Foto: Karen Peressuti / Férias pra Ontem

Espero ter tirado as suas duvidas sobre cruzeiros!

Comentem o que vocês acharam. Abraços!

 


Redes:

 Facebook: @feriaspraontemm
 Instagram: @ferias_praontem
 Instagram: @karenperessuti
 Dubbi: Karen Peressuti
 Linkedin: Férias pra Ontem
 Bloglovin’: Férias pra Ontem
 Blogs Brasil: Férias pra Ontem
 Mochila Brasil: Karen Peressuti
 Pinterest: Férias pra Ontem


Férias pra OntemFAÇA SUA RESERVA ATRAVÉS DOS SERVIÇOS PARCEIROS DO BLOG!
Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor,
pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS
POR ISSO e continua acessando o blog gratuitamente! 


Reserve o seu hotel com o Booking
Alugue um carro com a Rentcars.com
Reserve a sua passagem aérea com a eDestinos
Entre em contato com a agencia de viagens CiaTour

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s