Relatos pessoais de experiências incríveis
Olá Férias Maníacos! Como toda cidade nesse mundo, Curitiba também tem o seu próprio “dialeto“. Se você é de outro lugar e recentemente veio morar em Curitiba, ou você é apenas um viajante que quer conhecer a cidade ou você é um curitibano e quer rir de suas próprias gírias, então esse post é para vocês! Vamos lá descobrir as gírias curitibanas!
Significa: menino, garoto. Porém qualquer homem pode ser chamado assim.
Exemplo: Oh Piá! Pega a caneta aí pra mim!
Significa: menina, garota. Tem o mesmo sentido da palavra a cima, porém feminino.
Exemplo: Guria do céu! Você não vai acreditar no que aconteceu!
Significa: Aquele menino que cresceu em apartamento e nunca jogou bola na rua, nem nunca subiu numa arvore.
Exemplo: O João é muito piá de prédio mesmo.
Significa: Túnel. É aquele lugar onde passa uma rua por cima e outra por baixo.
Exemplo: Depois que você passar a trincheira vire a esquerda.
Significa: lugar onde se guarda canetas e lápis. Para vocês isso é estojo, mas para nós estojo é onde se guardam as maquiagens.
Exemplo: Peguei meu lápis rosa de dentro do penal.
Significa: Salsicha. Mas para nós salsicha é uma coisa e vina é outra. Vina é aquela “carne” que se põe no cachorro quente. Salsicha está entre vina e linguiça.
Exemplo: Me vê um cachorro quente com duas vinas.
Significa: Tangerina, mexerica, ponkan (não é o nome da vaca). O melhor da época dessa fruta é que as pessoas comem no ônibus, aí fica aquele cheirão.
Significa: batata baroa, mandioquinha. Adoro!
Significa: pão doce. Sabe aquele pão doce que as vezes tem uma farofinha doce e outra um creme gostoso em cima? Isso é chineque.
Significa: bolacha. Biscoito é só aqueles de polvilho. Bolacha é recheada e tals. #polemica
Significa: Desistir. Conhecem bets? É um esporte onde se joga em 4 pessoas: uma dupla fica com os bets tentando defender a casa da bolinha. A bolinha é jogada pela outra dupla. São muitas regras, acessem AQUI para entender melhor.
Exemplo: Larguei os bets daquela guria.
Significa: Cerveja. #gosto
Exemplo: Vamos tomar uma béra?
Significa: Bêbado. Isso acontece quando você bebe demais em Curitiba.
Exemplo: Nossa! Fiquei cozido aquele dia.
Significa: Capeta (eu acho). Na verdade djanho é djanho, não tem outro significado. Mas é algo pejorativo.
Exemplo: Oh piá do djanho!
Significa: Jaqueta. Não é uma japonesa grande, é só uma jaqueta bem reforçada.
Exemplo: Não esquece a japona filho!
Significa: massa, legal, incrível. Também tem o significado ao pé da letra, mas não estranhe ao ouvir isso da boca de algum curitibano, ele não está te assediando.
Exemplo: Que tesão guria!
Significado: Rápido. Hurry up!
Exemplo: Vá no galeto se não você vai perder o ônibus piá!
E por ultimo e mais importante:
O daí, não é para emendar uma frase com outra, nós usamos assim também, mas na grande maioria é o nosso ponto final. SIM! A gente nem se liga que está falando isso e você pode muito bem ficar esperando a continuação com uma cara de interrogação e ainda assim nós não iremos continuar. É tipo a Bozena da antiga série Toma lá da cá.
Você deve estar de perguntando: “Mas como assim? Não faz sentido!”. Então vamos a diversos exemplos que podem acontecer com você:
Agora você já está apto a visitar Curitiba! #PARTIU
Sabia que ter um Seguro Viagem é obrigatório para viajar a Europa? Além de ser altamente recomendado nas viagens ao exterior. Faça sua cotação com a SegurosPromo e identifique o seguro que mais se encaixa ao seu roteiro. Os Férias Maníacos tem um desconto de 5% na hora de pagar apresentando o código promocional: FERIASPRAONTEM5. E se pagar no boleto, tem mais 5%. Viu, não tem desculpa para não fazer um.
O nosso parceiro Booking é um dos maiores e melhores sites de reserva de hotelaria no mundo. Por lá, você encontra todos os tipos de hospedagem em todos os lugares, podendo aplicar filtros que mais se enquadrem ao seu estilo. Corre lá encontrar o hotel dos seus sonhos!
Quando o assunto é compras na internet, sempre temos receio em saber se o site é confiável ou não. Imagina juntar compras na internet com aquela tão sonhada viagem, ninguém quer passar pelos famosos perrengues, não é mesmo? Eu indico para vocês duas empresas sérias na venda de tickets: A TourOn que é brasileira e então você não pagará IOF pela transação e a GetYourGuide onde você consegue os ingressos em diversos lugares do mundo sem precisar enfrentar fila na atração.
Dependendo do estilo da sua viagem, o aluguel de um carro pode ser essencial. Para isso, é só você realizar a reserva do carro pelo site da RentCars.com. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.
Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado à internet. Ter aquele GoogleMaps na hora que estamos perdidos é um baita conforto.
Redes:
Facebook: @feriaspraontemm
Instagram: @ferias_praontem
Linkedin: Férias pra Ontem
Pinterest: Férias pra Ontem
YouTube: Férias Pra Ontem
FAÇA SUA RESERVA ATRAVÉS DOS SERVIÇOS PARCEIROS DO BLOG! Assim você nos ajuda a criar um conteúdo cada vez melhor, pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog gratuitamente! Reserve o seu hotel com o Booking Alugue um carro com a Rentcars.com Reserve seus passeios com a TourOn Tenha internet no exterior com a EasySim4u Compre seus ingressos com a GetYourGuide Tenha um seguro viagem com a Segurospromo Entre em contato com a agencia de viagens CiaTour
Karen do céu, vocês curitibanos falam um idioma a parte, não é possível! Hahahaha Se um curitibano responde pra um paulista que ele tá chupando uma mimosa VOCÊ CONSEGUE TER NOÇÃO DA HISTÓRIA/PIADA QUE ISSO IRÁ RENDER? kkkkkkk Se o paulista tiver lido esse seu post, pelo menos, já estará sabendo que é uma mexerica (como chamamos aqui).
Hhaudhauxhaushau to chupando uma vaca de boas aqui! Haushaushua
Por isso o dicionário né miga 😂
Vocês precisam fazer esse dicionário e colocar a parte em todas as livrarias, isso sim kkkkk
Pingback: Visitei a UNILIVRE em Curitiba - Férias pra Ontem
Que legal! Muita coisa que eu nunca tinha ouvido e não fazia ideia… Penal é um estojo??? hahaha
Hahaha penal é onde guarda caneta e lápis, estojo para o resto do Brasil.
PRA QUEM NÃO SABE, PENAL ERA ONDE SE GUARDAVAM AS PENAS, OBJETO USADO PARA ESCREVER ANTIGAMENTE. POR ISSO PENAL !!!
Verdade Pedro!
essa lista ficou bem padrãozinho ! Que-dê-lhe o botão para curtir ?
DJANHO muito provavel, quase certamente do árabe djin, espécie de demonio, por exemplo, em uma história das mil e uma noites sai um djin (traduzido em portugues por gênio, porque soa semelhante) e se coloca à disposição de seu libertador (acho que foi simbad). há um poema concreto de marlarmé, chamado les djins, em francês se pronuncia djan, referente a estes demonios. provavelmente a palavra foi intoduzida em curitiba por imigrandes libaneses ou sirios.
Uau! Não tinha ideia!!!