Meu voo arremeteu!

Olá Férias Maníacos! Vocês já tiveram a experiencia de estar em um voo que arremeteu? Eu tive, e conto agora para você como isso funciona. Venha ver!


O que significa arremeter?

Arremeter é o procedimento no qual o piloto de uma aeronave retoma o voo depois de falhas no procedimento do pouso ou quando o piloto não tiver referência visual da pista.

Quando a aeronave toca o solo e precisa voltar a decolar, isso é chamado de “abortagem de pouso” e não uma arremetida.

Segundo especialistas, é mais seguro um piloto realizar a arremetida do que forçar o pouso.

Meu voo arremeteu – Perrengue

A história começou quando estávamos indo para a Europa. Notamos que compramos a passagem de Curitiba para Congonhas ao invés de ser para Guarulhos. Esse perrengue levou ao outro, pois ao quase pousar o piloto teve que arremeter devido ao vento.

Bem, não sei s todos conhecem Congonhas, mas é um aeroporto em São Paulo com a pista muito curta. A freada para pousar ali é bem grande. É involuntário você ir com a inércia.

Enquanto o piloto iniciava a aterrissagem, percebemos que o avião chacoalhava mais que o normal, mexia de lado, asa para cima e pra baixo. Eu estava sentada no corredor e por isso não conseguia ver se a pista já estava perto. Assim que eu consegui a começar a ter visão, percebi que o avião já devia ter encostado no chão há muito tempo, porém nada ainda tinha acontecido.

Então, o piloto tacou-lhe pau no aviãozinho e subiu novamente. Não foi tão desesperador quanto eu achava que fosse. Acho que se ele tocasse o solo a sensação seria bem pior.

Por fim, o avião subiu e deu mais uma volta. Enquanto fazia isso, o piloto nos informou que teve que arremeter devido a uma rajada de vento e que agradecia a nossa compreensão (o que eu iria fazer além de compreender, né?!). Então novamente na aterrissagem, ventos chacoalharam a nossa aeronave, mas tocamos o solo com segurança.

Meu voo arremeteu – Como me senti?

Bem, dá um desesperinho, aquele riso de nervoso, mas me saí melhor que o esperado. Tem gente que fica com muito medo (né Helen?!), mas eu entendo, não é fácil.

Quando ele estava para pousar de novo e eu via que o avião ainda chacoalhava muito, fiquei nervosa achando que ele pudesse arremeter novamente. Mas deu tudo certo!

 

E se acontecer comigo, o que eu faço?

Quanto mais você anda de avião, maior a probabilidade de você passar por uma situação como essa. Então não se desespere, RESPIRE! Esse é um procedimento de segurança, o piloto sabe o que está fazendo.

E como foi dito no começo desse post: é mais seguro um piloto realizar a arremetida do que forçar o pouso.

voo arremeteu

2 comentários sobre “Meu voo arremeteu!

  1. Menina, aconteceu isso comigo no aeroporto Santos Dumont, senti um desespero dentro de mim mas mantive a plena hahahahaha
    O avião quase pousando e de repente “pegadinha do malandro” e o PEORRRR (pra mim é claro) estávamos sobrevoando o mar né, já pensei, *odeu!!!!
    Se essa coisa cair no mar aí que morro mesmo e dá-lhe procurar manual dos assentos flutuantes hahahaha
    Mas no fim, foi um pouso tranquilo!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.