Paris é tudo isso mesmo?

Olá Férias Maníacos! Hoje eu vim falar de Paris. Ah Paris… A Torre Eiffel, o Rio Sena, a Sacré Coeur, o Moulin Rouge, a Catedral de Notre-Dame, o Museu do Louvre, o Arco do Triunfo, crepe, macaron, pessoas rycas e phynas… Mas será que é isso tudo mesmo? Então vem comigo ler esse post para ajustar as expectativas.


A Romântica Paris

Primeiramente gostaria de deixar claro que Paris é encantadora. Todos os monumentos valem um momento para serem admirados, a arquitetura é linda e a Torre Eiffel então… Quando você vê ela acendendo à noite você pensa: “Meu Deus! Não acredito que eu estou aqui realizando mais esse sonho!”

Então no futuro, pode esperar um post cheio de amor por Paris. Mas agora vou contar a vocês como foi a minha realidade.

Paris é tudo isso? – Minha Percepção

Acredito que sua percepção de Paris muda de acordo com o bairro que ficar hospedado. Eu fiquei no bairro Montmartre, próximo a Sacré Coeur. O bairro era de imigrantes e existiam várias lojinhas de telefone, bugigangas, roupas e salões de beleza. Em todos os dias que ficamos por lá, vimos brigas, policia fazendo revista, pessoas vendendo tickets de metrô, pessoas pulando as catracas ou te empurrando para passarem junto…

Assim começou a minha jornada por Paris: com medo! Andava sempre atenta. No metrô, só andava com a mochila na frente. Voltar para “casa” era sempre uma nova tensão. E além de tudo, o chuveiro lá não esquentava direito HAHA.

Se você ficar em um bairro mais próximo ao centro, acredito que terá uma vivencia melhor de Paris, daquelas de filme. Mas para mim, foi até bom conhece-la de verdade para poder expor algo assim a vocês leitores.

 

Paris é tudo isso? – Vendedores

Os vendedores na Sacré Coeur são aqueles que querem colocar a pulseirinha no seu braço dizendo que é presente e depois você tem que pagar. Nos demais lugares eles também são bem evasivos, mas se quer realmente comprar, você consegue negociar um preço bem legal com eles.

Paris é tudo isso? – E o Cheiro?

O odor de xixi e de suor tomam conta de Paris. As ruas e os corredores dos metrôs cheiram a xixi. Já dentro dos metrôs lotados o cheirinho de suor reina. Ao lado da Torre Eiffel tinha um cheiro azedo muito forte.

Além disso, a cidade não era limpa como as outras que eu já tinha passado pela Europa.

Paris é tudo isso? – Francês X Inglês

Sabe aquela história de que Francês não gosta de falar inglês? Eu acredito que na verdade eles não fazem questão de aprender, porque você vê o desespero no olhar da pessoa quando começamos a falar a língua. Mas em nenhum momento fomos mal tratados, até porque quem trabalha com os turistas (lojas, vendedores, restaurantes) sabiam falar qualquer língua.

Paris é tudo isso? – Reforma

Paris estava reformando vários pontos turísticos para ficarem bonitos para o verão. Então quase todos os lugares que fomos estavam em reforma, tanto o Arco do Triunfo como abaixo da Torre Eiffel.

Torre Eiffel

Torre Eiffel (Foto: Karen Peressuti – Férias pra Ontem)

Férias pra Ontem, você me desanimou!

Eu contei esses fatos a uma amiga que ia viajar para Paris e ela simplesmente desanimou. E o que eu falei para ela foi:

“A Torre Eiffel e o Jardim de Versalhes valeram a pena e me fizeram esquecer todo o resto!”

Eu não poderia vir aqui para vocês e contar que minha passagem por Paris foi perfeita.  Até porque um dos princípios do meu blog é sempre contar a minha verdade.

E eu lembro a vocês que o primeiro lugar que eu fui nessa Eurotrip foi Londres. Então minhas expectativas quanto ao restante ficaram altas, achei que tudo seria no horário, nenhuma sujeira no chão, metrôs silenciosos e sem odor… Mas nenhum lugar chegou nem perto de Londres.

Então eu vim com essa missão para vocês: abaixar um pouco as expectativas para chegar lá e finalmente se surpreender positivamente!!!

Ah, e aqui tem um vídeo para você se animar novamente:

FIM

2 comentários sobre “Paris é tudo isso mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.