Jeitinho Brasileiro em Viagens Internacionais

jeitinho brasileiro

Olá Férias Maníacos! Essa semana o Brasil definiu seu presidente e demais governadores. E me inspirando nas manifestações pelas redes sociais, eu pensei em escrever esse post sobre o nosso jeitinho brasileiro durante as viagens. Vem refletir junto comigo…


Antes de tudo…

Devemos nos lembrar que os governantes são o reflexo da população. Eles representam a maioria da população, onde foram democraticamente eleitos.

Se quiserem aprender um pouquinho mais sobre politica, recomendo a série de videos da Jout Jout. Ela conta de forma simples e descontraída as regras da nossa constituição referente as eleições. O vídeo abaixo é o primeiro, são no total de 10.

 


O Jeitinho Brasileiro

O tal do jeitinho brasileiro é conhecido mundo a fora, tendo o seu lado positivo e o seu lado negativo. Sei de empresas que gostam de contratar brasileiros por terem uma criatividade fora do normal e usar o jeitinho (seguindo às regras) para fazer algo de uma forma diferente. Mas também tem gente que usa o jeitinho para o seu próprio bem, burlando as regras, e é aí que mora o problema.

Como acontece nas viagens

Em cada pais que passei pela Europa nesse ano, ocorreu um probleminha nos transportes públicos por eu não ter conhecimento e ficar meio perdida. Eu tinha acabado de comprar a passagem do metrô em Paris, mas a catraca não abria, tive que forçar e daí sim ela abriu. Em Barcelona, comprei um vale com 10 tickets e ao entrar no primeiro ônibus não encontrei onde validava o ticket (ônibus estava lotado). Em Bruxelas, comprei o ticket, validei no metrô e depois ele funcionou de novo em outro metrô, eu não sabia se estava fazendo certo ou errado. Isso acontece com todo mundo! O problema é quando você aprende e continua fazendo errado.

É nessas horas que o jeitinho brasileiro aparece, nada muito diferente do que normalmente já acontece:

  • Furar filas;
  • Atravessar fitas que delimitam lugares;
  • Não validar os tickets nos transportes públicos;
  • Ultrapassar pelo acostamento quando há transito;
  • Não avisar quando algo foi esquecido de ser colocado em sua conta;
  • Beber bebida alcoólica na rua em países onde isso é claramente proibido;

Os exemplos foram enviados por leitores.

 

Não, eu não sou santa, mas tento fazer as coisas certinhas. Deixe o Brasil no Brasil quando você viajar. É muito fácil identificar brasileiros no exterior, normalmente ou estão fazendo barulho por estarem felizes, o que é ótimo, ou estão fazendo algo errado, e isso não é nada legal.

E como diz o post do blog Mariana Viaja, O curioso caso de viajantes que conheceram o mundo, mas não entenderam nada:

“O que eu lamento é ver gente que já teve e tem a oportunidade de rodar umas boas milhas mundo (ou Brasil) afora, adora posar de viajadíssimo nas redes sociais, mas continua se comportando como se não existisse território algum além do seu umbigo.”

Pensando assim, comece por você a mudança que tanto deseja! 😉

 

Assistindo a Hora Da Aventura escutei uma frase muito boa. O Caroço perguntou para o Jake por que ele estava diferente e o Jake respondeu:

“Não sou eu que estou diferente, é você que ainda está igual.”

fim

 

SEGURO VIAGEM com 5% de desconto + 5% no boleto

Sabia que ter um Seguro Viagem é obrigatório para viajar a Europa? Além de ser altamente recomendado nas viagens ao exterior. Faça sua cotação com a SegurosPromo e identifique o seguro que mais se encaixa ao seu roteiro. Os Férias Maníacos tem um desconto de 5% na hora de pagar apresentando o código promocional: FERIASPRAONTEM5. E se pagar no boleto, tem mais 5%. Viu, não tem desculpa para não fazer um.

HOSPEDAGEM

O nosso parceiro Booking é um dos maiores e melhores sites de reserva de hotelaria no mundo. Por lá, você encontra todos os tipos de hospedagem em todos os lugares, podendo aplicar filtros que mais se enquadrem ao seu estilo. Corre lá encontrar o hotel dos seus sonhos!

TICKETS

Quando o assunto é compras na internet, sempre temos receio em saber se o site é confiável ou não. Imagina juntar compras na internet com aquela tão sonhada viagem, ninguém quer passar pelos famosos perrengues, não é mesmo? Eu indico para vocês duas empresas sérias na venda de tickets: A TourOn que é brasileira e então você não pagará IOF pela transação e a GetYourGuide onde você consegue os ingressos em diversos lugares do mundo sem precisar enfrentar fila na atração.

ALUGUEL DE CARRO

Dependendo do estilo da sua viagem, o aluguel de um carro pode ser essencial. Para isso, é só você realizar a reserva do carro pelo site da RentCars.com. A cobrança será feita sempre em reais, sem IOF e você ainda vai poder dividir em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

VIAJE COM INTERNET NO SEU CELULAR

Vai viajar para o exterior e quer manter seu número no whatsapp? Já chegue no seu destino com o celular funcionando. A EasySim4u oferece plano de dados ilimitados em 210 países, para que você fique conectado à internet. Ter aquele GoogleMaps na hora que estamos perdidos é um baita conforto.


Redes:

 Facebook: @feriaspraontemm  Instagram: @ferias_praontem  Linkedin: Férias pra Ontem  Pinterest: Férias pra Ontem  YouTube: Férias Pra Ontem


Férias pra OntemFAÇA SUA RESERVA ATRAVÉS DOS SERVIÇOS PARCEIROS DO BLOG!
Assim você nos ajuda a criar um conteúdo cada vez melhor,
pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS
POR ISSO e continua acessando o blog gratuitamente! 

Reserve o seu hotel com o Booking
Alugue um carro com a Rentcars.com
Reserve seus passeios com a TourOn
Tenha internet no exterior com a EasySim4u
Compre seus ingressos com a GetYourGuide
Tenha um seguro viagem com a Segurospromo
Entre em contato com a agencia de viagens CiaTour
 

6 comentários em “Jeitinho Brasileiro em Viagens Internacionais

  1. Desculpe mas discordo de tua generalização sobre brasileiros no exterior, tenho encontrado muitos em minhas viagens com comportamentos elogiáveis e pouquíssimos dando mal exemplos ,

  2. Concordo com o texto. Inclusive hoje li uma matéria em que os brasileiros estavam entre os 10 piores turistas do mundo. https://www.buladeviagem.com/741-os-piores-turistas-do-mundo/
    A pessoa viaja mas acha que tudo tem que se adequar a ela e inclusive usar o jeitinho brasileiro para o mau e ainda passar vergonha. Aquele tipo de viajante que só importa com as selfies e dizer que foi ao lugar. Não tá interessado em aprender nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.